🌐: "English" |
Podcast a custo zero (o que é essencial)
» Mas afinal o que é um podcast? «
Tecnicamente, é apenas uma lista de ficheiros áudio, listados num feed RSS.
Mas talvez esta seja uma visão demasiado simplificada da tecnologia.
Aqui fica uma breve análise dos pontos importantes a ver num podcast em 3 categorias: essenciais, recomendados e opcionais.

"Dog Looking at and Listening to a Phonograph” por Beverly & Pack está sob lincença CC BY 2.0
Essenciais
Conteúdo
A coisa mais imprescindível num podcast é o conteúdo - é a alma do podcast e é o que os ouvintes consomem.
Captação
Este é um dos pontos mais importantes na qualidade do podcast. Infelizmente não há atalhos: para ter um podcast de qualidade é essencial um microfone de qualidade (mas não só!).
No entanto, se o objetivo do podcast é aprender e experimentar, há alternativas gratuitas (o que foi feito no podcast Marmita de Redon).Ficheiros áudio: episódios em formato digital
Esta é a forma de transmitir o conteúdo até aos ouvintes - um ficheiro áudio, normalmente em formato MP3. Este ficheiro deve estar alojado num site com acesso público.
Alojamento
Existem várias formas de alojamento dos ficheiros áudio, umas mais caras ou baratas, outras mais livres ou proprietárias. Temos vários exemplos: archive.org, S3 da AWS, Dropbox/Drive/OneDrive, ou mesmo o próprio site do podcast.
Feed RSS
Esta parte é fulcral na distribuição do podcast. É aquilo que os diretórios de podcasts (Apple Podcasts, Spotify, etc.) exigem para listar um podcast.
Trata-se apenas de um ficheiro em formato XML, destinado a ser lido e consumido por computadores, com todas as informações do podcast (título, autores, imagem …), incluindo a lista de todos os episódios (e a localização dos ficheiros áudio).
É a partir desta fonte que os ouvintes são notificados da existência de novos episódios (através das aplicações onde consomem o conteúdo).
Recomendados
Site oficial
Apesar de não ser obrigatório, o site é muitas vezes procurado para encontrar algumas informações relativas ao podcast. É provavelmente o sítio certo para encontrar o contacto dos autores.
A alternativa mais fácil a um site dedicado será a utilização das próprias plataformas de podcast, que normalmente providenciam uma “cara” do podcast, com a lista de episódios e as respetivas notas.
Redes sociais
Nos dias de hoje, a divulgação é das coisas mais importantes ao sucesso do podcast. Ninguém vai procurar um podcast do qual nunca ouviu falar.
Marca
Desde o genérico até às cores e imagem, este é normalmente o primeiro contacto com o podcast. Uma imagem coerente e que representa a marca (o podcast) mostra profissionalismo e dedicação.
Estatísticas
Saber quantas vezes os episódios foram ouvidos pode ter ou não alguma consequência, mas existe sempre a curiosidade de saber a quantas pessoas chega a nossa voz.
Opcionais
Periodicidade
É útil para os ouvintes saberem quando esperar o próximo episódio, dá um aspeto mais “saudável” ao podcast.
Monetização
Este pode ser um dos objetivos iniciais do podcast (embora eu não recomende). Tirar alguns rendimentos do podcast é possível, desde que haja um número considerável de ouvintes. A forma mais comum de monetização é através de anúncios, normalmente negociados com as marcas que pagam para o podcaster falar delas.
Um plano
O que fazer depois? Faz sentido continuar o projeto para 3 ouvintes mensais? A partir de quantos ouvintes eu quero profissionalizar o podcast? Quero subcontratar serviços agora ou quando tiver X ouvintes?
Fazer este tipo de planos no início, é útil a meio do caminho, quando as dúvidas surgem.
Como fazer a custo zero
Melhor do que explicações, o melhor é ver um caso prático. Foi desta forma que aconteceu o podcast Marmita de Redon:
| O quê | Como |
|---|---|
| Conteúdo | Um grupo de 4 amigos decide sobre o que vai ser falado no próximo episódio |
| Captação | De forma a manter a qualidade num mínimo aceitável, gravamos cada episódio com os nossos smartphones. Atrevo-me a dizer que esta é a única coisa que não apresenta profissionalismo sem investimento |
| Ficheiros áudio | Cada episódio é editado com o software livre Audacity e exportado para MP3 stéreo a 192kbps |
| Alojamento | Cada episódio é enviado para o archive.org |
| Feed RSS | Foi criado novo código aberto para suportar completamente o feed RSS usado em podcasting (código no Github) |
| Site oficial | Site feito em Hugo - um framework de sites estáticos e alojado no Github Pages gratuitamente (código no Github) |
| Redes sociais | Contas gratuitas em Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Github, Disqus |
| Marca | As imagens vetoriais editadas em Inkscape, com recurso a materiais do Flaticon e disponibilizado livremente em Github. As cores são coerentes entre o site, imagens e redes sociais |
| Estatísticas | É possível obter estatísticas básicas gratuitas disponibilizadas pelo serviço Blubrry |
| Periodicidade | Semanal - lançamentos na madrugada de sexta |
| Monetização | Não feito |
| Plano | Satisfação pessoal, ouvir os ouvintes e seguir o instinto 😛 |
Adicionalmente o podcast Marmita de Redon tem o seu código aberto, disponível para consulta (e sugestões para modificação) em github.com/marmita-de-redon
Este é o artigo #1 da série: Como se faz um podcast:
- Podcast a custo zero (o que é essencial)
- Gravação e captura
- Edição sonora
- Marca: música, imagem e licenciamento
- Website
- Submissão e publicação (iTunes, Spotify, etc…)
- Redes sociais
- Automatização