🌐: "English" |

Podcast a custo zero (o que é essencial)

Partilhar:

» Mas afinal o que é um podcast? «

Tecnicamente, é apenas uma lista de ficheiros áudio, listados num feed RSS.
Mas talvez esta seja uma visão demasiado simplificada da tecnologia.

Aqui fica uma breve análise dos pontos importantes a ver num podcast em 3 categorias: essenciais, recomendados e opcionais.

"Dog Looking at and Listening to a Phonograph” por Beverly & Pack está sob lincença CC BY 2.0

Essenciais

  • Conteúdo

    A coisa mais imprescindível num podcast é o conteúdo - é a alma do podcast e é o que os ouvintes consomem.

  • Captação

    Este é um dos pontos mais importantes na qualidade do podcast. Infelizmente não há atalhos: para ter um podcast de qualidade é essencial um microfone de qualidade (mas não só!).
    No entanto, se o objetivo do podcast é aprender e experimentar, há alternativas gratuitas (o que foi feito no podcast Marmita de Redon).

  • Ficheiros áudio: episódios em formato digital

    Esta é a forma de transmitir o conteúdo até aos ouvintes - um ficheiro áudio, normalmente em formato MP3. Este ficheiro deve estar alojado num site com acesso público.

  • Alojamento

    Existem várias formas de alojamento dos ficheiros áudio, umas mais caras ou baratas, outras mais livres ou proprietárias. Temos vários exemplos: archive.org, S3 da AWS, Dropbox/Drive/OneDrive, ou mesmo o próprio site do podcast.

  • Feed RSS

    Esta parte é fulcral na distribuição do podcast. É aquilo que os diretórios de podcasts (Apple Podcasts, Spotify, etc.) exigem para listar um podcast.

    Trata-se apenas de um ficheiro em formato XML, destinado a ser lido e consumido por computadores, com todas as informações do podcast (título, autores, imagem …), incluindo a lista de todos os episódios (e a localização dos ficheiros áudio).

    É a partir desta fonte que os ouvintes são notificados da existência de novos episódios (através das aplicações onde consomem o conteúdo).

Recomendados

  • Site oficial

    Apesar de não ser obrigatório, o site é muitas vezes procurado para encontrar algumas informações relativas ao podcast. É provavelmente o sítio certo para encontrar o contacto dos autores.

    A alternativa mais fácil a um site dedicado será a utilização das próprias plataformas de podcast, que normalmente providenciam uma “cara” do podcast, com a lista de episódios e as respetivas notas.

  • Redes sociais

    Nos dias de hoje, a divulgação é das coisas mais importantes ao sucesso do podcast. Ninguém vai procurar um podcast do qual nunca ouviu falar.

  • Marca

    Desde o genérico até às cores e imagem, este é normalmente o primeiro contacto com o podcast. Uma imagem coerente e que representa a marca (o podcast) mostra profissionalismo e dedicação.

  • Estatísticas

    Saber quantas vezes os episódios foram ouvidos pode ter ou não alguma consequência, mas existe sempre a curiosidade de saber a quantas pessoas chega a nossa voz.

Opcionais

  • Periodicidade

    É útil para os ouvintes saberem quando esperar o próximo episódio, dá um aspeto mais “saudável” ao podcast.

  • Monetização

    Este pode ser um dos objetivos iniciais do podcast (embora eu não recomende). Tirar alguns rendimentos do podcast é possível, desde que haja um número considerável de ouvintes. A forma mais comum de monetização é através de anúncios, normalmente negociados com as marcas que pagam para o podcaster falar delas.

  • Um plano

    O que fazer depois? Faz sentido continuar o projeto para 3 ouvintes mensais? A partir de quantos ouvintes eu quero profissionalizar o podcast? Quero subcontratar serviços agora ou quando tiver X ouvintes?
    Fazer este tipo de planos no início, é útil a meio do caminho, quando as dúvidas surgem.

Como fazer a custo zero

Melhor do que explicações, o melhor é ver um caso prático. Foi desta forma que aconteceu o podcast Marmita de Redon:

O quêComo
ConteúdoUm grupo de 4 amigos decide sobre o que vai ser falado no próximo episódio
CaptaçãoDe forma a manter a qualidade num mínimo aceitável, gravamos cada episódio com os nossos smartphones. Atrevo-me a dizer que esta é a única coisa que não apresenta profissionalismo sem investimento
Ficheiros áudioCada episódio é editado com o software livre Audacity e exportado para MP3 stéreo a 192kbps
AlojamentoCada episódio é enviado para o archive.org
Feed RSSFoi criado novo código aberto para suportar completamente o feed RSS usado em podcasting (código no Github)
Site oficialSite feito em Hugo - um framework de sites estáticos e alojado no Github Pages gratuitamente (código no Github)
Redes sociaisContas gratuitas em Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Github, Disqus
MarcaAs imagens vetoriais editadas em Inkscape, com recurso a materiais do Flaticon e disponibilizado livremente em Github. As cores são coerentes entre o site, imagens e redes sociais
EstatísticasÉ possível obter estatísticas básicas gratuitas disponibilizadas pelo serviço Blubrry
PeriodicidadeSemanal - lançamentos na madrugada de sexta
MonetizaçãoNão feito
PlanoSatisfação pessoal, ouvir os ouvintes e seguir o instinto 😛

Adicionalmente o podcast Marmita de Redon tem o seu código aberto, disponível para consulta (e sugestões para modificação) em github.com/marmita-de-redon


Este é o artigo #1 da série: Como se faz um podcast:

  1. Podcast a custo zero (o que é essencial)
  2. Gravação e captura
  3. Edição sonora
  4. Marca: música, imagem e licenciamento
  5. Website
  6. Submissão e publicação (iTunes, Spotify, etc…)
  7. Redes sociais
  8. Automatização