Gravação e captura
Este é o ponto decisivo no que toca à qualidade de um podcast. É também a única coisa que não pode ser melhorada de forma retroativa, isto é, não é possível melhorar os episódios já publicados.
Para a captação de áudio, há várias coisas a ter em atenção. No mínimo, devemos olhar para as seguintes:

"Chris Pirillo’s dog hogs the microphone” por Robert Scoble está sob lincença CC BY 2.0
Microfone
Existem dois tipos de microfones
- Dinâmicos
- melhores cancelamento de ruído de fundo
- mais resistentes
- suportam maior variação de volume sem distorção
- Condensadores
- som mais detalhado e nítido
- maior captação de baixas frequências (graves)
- normalmente precisam de phantom power
Estes dois tipos diferem na forma de transformar as ondas sonoras em sinais elétricos. Não vou entrar em detalhes sobre a forma de funcionamento, mas podem procurar mais informação no vosso motor de busca favorito.
Ambos podem produzir excelente som e ambos são utilizados por profissionais. Devido à maior sensibilidade dos microfones de condensadores, apenas se recomenda o seu uso dentro de um estúdio ou em ambientes muito controlados (eg: sem ruídos de vizinhos)
Para um iniciante a podcasting, a minha recomendação é um microfone dinâmico por ser menos sensíveis a ruídos de fundo.
Microfones - Conectividade
Ainda sobre os microfones, podemos falar da sua conectividade:
- XLR - ligam a uma interface ou mesa de som
- USB - ligam diretamente ao computador
- P2/P3 - ligam diretamente ao smartphone ou à porta de microfone do computador
Os microfones com ligação P2/P3 não são recomendados, pois são geralmente de qualidade inferior. Além disso, a porta de microfone de um computador é frequentemente de qualidade inferior, o que reduz substancialmente a qualidade da captação.
Os microfones com conectividade USB são geralmente um pouco mais caros que o equivalente XLR, mas pode trazer uma vantagem de custo pois dispensa a compra de uma mesa de mistura ou interface de captação, necessária no caso das ligações XLR.
Ainda existe outra opção, que são os microfones portáteis. Estes podem ser usados diretamente, ou como interface de captação nos modelos com entrada XLR (como por exemplo o Zoom H5)
Instruções de utilização
Tão importante como o microfone é onde e como o usamos. Aqui estão algumas dicas práticas:
- A distância da boca ao microfone é importante: normalmente entre 10 a 20 cm (4 dedos), mas depende da voz e do microfone
- Minimizar o ruído de fundo: ou com um estúdio de gravação, ou com microfone dinâmico
- Durante a gravação, nunca tocar no microfone ou nos cabos. Nem bater na mesa, nem usar teclados barulhentos, etc… vocês entendem o ponto 😊
Ambiente (estúdio)
Para uma boa qualidade de som, é muito importante ter uma boa Relação sinal-ruído. Parte disso, consegue-se com uma correta utilização do micro, a outra parte consegue-se com a diminuição do ruído:
- Sala onde se grava:
Tamanho e forma da sala, distância às paredes, presença de objetos, … tudo o que está à volta do microfone influencia o “ambiente” de gravação. - Ruídos “cá dentro”:
Coisas como teclado, ruído do computador (ventoínha ligada), ar condicionado, cadeira onde estamos sentados que faz barulho quando nos mexemos, manusear objetos que façam ruído (eg: papel), vibrações (ou pancadas) na mesa, … - Ruídos “lá fora”:
Isolamento das portas e janelas, pancadas nas paredes (obras do vizinho), …
A melhor forma de controlar ambiente de gravação é ter um estúdio, que significa um espaço isolado, com paredes revestidas de um material que reduz o eco. É possível alugar estúdios para gravação ou, para as mãos mais habilidosas, construir um. Uma alternativa gratuita (rudimentar e limitada) é montar uma “tenda” com lençóis, o que ajuda a reduzir o eco da sala.
Correta utilização do micro
Este é um ponto muitas vezes descurado e com enorme impacto na qualidade.
Estas são as principais coisas a ter em atenção:
- Distância ao microfone:
quatro dedos de distância (5~10 cm) da boca ao micro é uma boa ideia, mas também depende do microfone e do volume da voz. Nada como experimentar. - Vento no micro
quando falamos diretamente para um microfone sem filtro pop,
o vento que sai da nossa boca causa ruídos característicos,
principalmente pelas consoantes plosivas
(como os ts, bs …).
Para solucionar este problema (que dificilmente é corrigido com pós-produção)
podemos
- adquirir um filtro pop
- adicionar uma espuma de proteção para microfones
- usar um filtro caseiro (uma meia em cima do micro), com reduzida qualidade
- não falar na direção do microfone (mas mantendo a distância do ponto anterior)
- Atenção aos cabos
qualquer toque nos cabos tem um potencial de introduzir ruídos. No caso de cabos para sinal analógico (XLR), a qualidade e estado de conservação do cabo influencia bastante o som captado. - Apoio para o microfone
segurar o microfone com as mãos é geralmente contraindicado. No caso de não haver um tripé, é possível criar um suporte com livros ou caixas. Mas é importante lembrar que o suporte é um condutor de ruído (um toque no tripé vai ser transmitido como ruído para o microfone)
Há muito mais para abordar sobre este tema, mas dada a complexidade do tópico (e o facto de eu não ser engenheiro acústico), fica fora deste artigo.
Este é o artigo #2 da série: Como se faz um podcast:
- Podcast a custo zero (o que é essencial)
- Gravação e captura
- Edição sonora
- Marca: música, imagem e licenciamento
- Website
- Submissão e publicação (iTunes, Spotify, etc…)
- Redes sociais
- Automatização